terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Comunicação - Fala

Muitos já sabem que ao abordar, ao se comunicar, 70% é linguagem corporal, 25% tom de voz e apenas 5% a fala, ou seja, antes de abrir a boca já passamos parte da mensagem. Com isso trabalhamos nossa linguagem corporal para ter um melhor desempenho nos nossos sarges, mas, às vezes, esquecemos que os 5% podem estragar os outros 95% que já foram muito bem passados.
Para uma boa comunicação precisamos ter um bom desempenho na hora de interagir, aqui no fórum já existem artigos sobre linguagem corporal, tom de voz, postura e aparência, então, não vou repeti-los. Vou falar sobre os 5% da nossa comunicação, a fala.
Se na hora que abrirmos a boca, não demonstrarmos alto valor na nossa fala, não serão histórias de alto valor que vão demonstrar tudo, muitas vezes, poderá estragar completamente seu sarge. Devemos sempre falar bem.
Precisamos estar atentos com alguns detalhes como:
Ser expressivos enquanto estivermos falando, mas sem exageros.
A dicção:
1. Não comer r e s finais.
2. Não mudar as sílabas finais das palavras como: entrando – entrano
3. Nunca falar com bala, chiclete ou similares na boca.
4. Evitar muita abertura da boca ao falar.
5. Corrigir falhas de dicção ou falhas anatômicas da boca.
6. Cuidado com o rotacismo: flauta – frauta. E outros problemas de dicção.
7. A fase mais importante da voz e da dicção é a respiração.
Má dicção: é a pronúncia inadequada dos fonemas, que não resultam nítidos ao ouvido do receptor.
O vocabulário:

1.O tipo de vocabulário deve ser não sofisticado e também não pobre, de preferência ao nível das pessoas com quem se fala.
2.Evitar usar gírias.
3.Evitar usar muletas lingüísticas, como: né, tá, tipo, etc...

Titubeio: prejudica a imagem do orador. O receptor associa o titubeio à insegurança de personalidade.
A velocidade inadequada de entoação, muito lenta ou muito rápida, influi na comunicabilidade. A velocidade ideal é conseguida com a prática.
Pronunciar expressões cuja única função é preencher a lacuna de um titubeio. Exemplos: 'né', 'hum', 'ahn'.
Pausas de pronúncia que não coincidem com pausas sintáticas. Caso notável é a pausa provocada por falta de ar.
Problemas de qualidade da voz: fanhosa, muito aguda ou muito grave.
Volume muito fraco ou muito intenso da voz.
Predomínio dos recursos de entoação e gesticulação. É o código lingüístico que deve predominar.

Procurem estar concertando esses defeitos na fala, além da linguagem corporal e tom de voz, que assim terão 100% de boa comunicação.
Espero que tenham gostado do post, comentem ;D

Abraços
sucessos


Leia Mais sobre Comunicação - Fala no www.puabase.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário