terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Um ensaio sobre a AA, a auto-sabotagem, e filtro SRA.

Bom dia meus queridões! Como estão? :legal

Venho até vocês com mais um humilde artigo, desta vez abordando algo que venho percebendo há algum tempo, e tentando racionalizar o por que dessas coisas, a temida AA, e a nossa maior inimiga, a AUTO-SABOTAGEM.

Off topic:
Porra, nunca mais tomo absinto, que ressaca monstra.


O filtro SRA

Antes de tudo, temos de nos atentar para o nosso “Sistema de reticular ativador” (“SRA” ou “RAS”). É uma área do nosso cérebro responsável por regular a “excitação” (estado psicofisiológico de estar ‘acordado’ ou reagir a um estímulo). Ele é um grande amigo nosso, e inimigo ao mesmo tempo.

É um grande amigo porque funciona como um ‘filtro’, peneirando apenas as coisas “importantes” o suficiente para que prestemos atenção nelas (por isso normalmente não percebemos TODOS os carros da rua, só aquele mais chique; Por isso não escutamos todos os sons que estão chegando aos nossos ouvidos enquanto caminhamos por ruas movimentadas, e muitas vezes ignoramos até mesmo as buzinas frequentes; Por isso passamos por uma padaria todos os dias não a notamos, apenas vamos perceber que ela estava ali quando vemos a atendente LINDA que trabalha lá :louco – O quê? É verdade! :palhaco)

É o nosso maior inimigo, pois tende a formular respostas inconscientes para experiências que ativam nosso mecanismo de “alerta”, funcionando como um sistema de “atalho” para evitar que certas coisas cheguem aos nossos sentidos conscientes, sobrecarregando-os.


Então você pergunta: Derrete ( :palhaco ), como isso afeta meu jogo?

É simples cara. Provavelmente suas experiências com mulheres antigamente foram ruins (em algum nível, por isso alguns sentem mais AA, e outros menos). O seu filtro SRA é esperto, e as respostas neurológicas RUINS causadas pela rejeição por uma garota tendem a ser armazenadas por ele como ‘aprendizado’, e usadas como “consequência” possível (e PROVÁVEL) de uma ação subsequente. Ou seja, ele alimenta a nossa ansiedade e até “implanta” a auto-sabotagem dentro de nossos cérebros. – FILHO DA PUTA – você deve estar pensando.
Mas não, é apenas um mecanismo de defesa, que tende a nos "proteger" de reações que causem mal-estar. O filtro realmente ACHA que está ajudando.

[centro]E por isso alguns sentem tanta dificuldade em superar a AA e quebrar os pensamentos derrotistas.[/centro]


Tudo se inicia de maneira simples. Estamos em algum lugar (numa balada, na rua, no banco da praça – pensando neeelaa aaha ahh -, no shopping, onde for) e vemos uma mulher que nos atrai. Nada acontece (percebem?). E então pensamos “que moça linda, vou abordá-la”.
Aí o SRA entra em ação (em maior grau nos iniciantes, pois ainda não tiveram experiências tão positivas para mudar o seu SRA), e procura pela resposta dessa atitude, pela consequência que ela normalmente toma (ou tomava – ele adora tirar as coisas do fundo do baú), e tenta nos impedir de ter outra consequência como aquela, nos fazendo entrar num estado de ‘ansiedade’ (a nossa AA). O engraçado é que ele além de fazer isso, alimenta todo o resto – Linguagem corporal, micro-comunicação, e pensamentos auto-sabotadores – para que esse resultado ruim armazenado se torne mais provável de acontecer.

[centro]Ou seja, se ESPERAMOS que algo dê errado, as chances de dar são BEM maiores.[/centro]



Uma breve explanação sobre auto-sabotagem
Zoom in (real dimensions: 256 x 225)

É basicamente uma crença ou pensamento que pode ou não ser verdadeiro, mas que acaba se realizando pelo comportamento da pessoa. Pensamentos e crenças boas levam a desfechos e realidades boas, enquanto pensamentos e crenças limitantes, levam a uma realidade limitada, presa à MATRIX social.

Percebi observando meus pensamentos, o de alguns wings e de vários amigos (e até amigas), que há alguns que se repetem, não importa a pessoa, tais como: “ela é bonita demais pra mim”; “Ela vai me rejeitar”; “Ela está esperando alguém, depois eu abordo”; “Ah, eu não estou no clima hoje”; “Ela está com as amigas/amigos no grupo”; “não quero incomodá-la”; “Ah, sempre tem amanhã pra abordar.”

Muitos não entendem porque mesmo abordando a menina, vencendo a AA, são constantemente rejeitados. E culpam o PU por isso, dizem que os métodos não funcionam. Superar momentaneamente a AA, mas continuar com a auto-sabotagem, é como tentar correr com os cadarços amarrados um aos outros. Simplesmente não vai dar certo. Com pensamentos derrotistas, você não dá a chance da menina te rejeitar. Você já se rejeitou antes de aproximar-se dela.

Então venho aqui dizer: ‘Ela não é bonita demais pra você. Beleza é simplesmente SORTE genética. De que adianta um exterior bonito e um interior podre?’; ‘Ela não vai te rejeitar, se você souber que NÃO será rejeitado’; ‘Mesmo que ela esteja esperando alguém, esse alguém não está lá agora, então aborde!’; ‘Você não pode esperar estar no clima, você FAZ o clima!’; ‘Legal que ela está com as amigas, mostra que ela é divertida! Então aborde e conheça novas pessoas!’; ‘Ela não vai se sentir incomodada, ela está MORRENDO de vontade de conhecer alguém interessante!’. E por fim,

[centro]‘O amanhã pode nunca chegar. Você pode nunca mais vê-la. Prefere ficar sentado aí imaginando como seria, ou viver a sua vida como ela merece ser vivida?’[/centro]



Mas e então Hat, como mudamos isso? – você se pergunta.

Quebrando a AA, em passos simples:

1. Ande pela rua, e mantenha contato visual com toda garota até que ela quebre-o. Você pode fazer isso em bares, restaurantes, shoppings. – Mantenha seu frame: Se elas mantém o contato visual elas estão interessadas. Se não, elas AINDA estão interessadas mas são tímidas demais pra aproximar-se.

2. Agora ande pela rua, mantenha contato visual com toda garota e então diga “oi”. Se elas mantiverem o contato visual, faça uma careta engraçada, mostre a língua, fique vesgo, ou coisas do gênero! – Mantenha seu frame: Se elas não rirem elas são tímidas, ou não são interessantes o suficiente pra você. Todos gostam de uma garota com senso de humor :)

3. Depois que elas riram ou reagiram de qualquer forma com sua cara engraçada, vá até elas e comece a conversar! – Mantenha seu frame: Elas já tem uma opinião boa sobre você, pela sua coragem e senso de humor. E uma primeira impressão é difícil de ser mudada.


O que pretendo com isso? Fazer-te perceber que 90% das vezes as mulheres não estão julgando, nem a ti, nem a tua careta. Elas estão preocupadas demais pensando no que VOCÊ está pensando sobre elas. Faça como o Kenzo elucidou no seu tópico anti-AA - leve a banana para passear. Você vai perceber como simplesmente IGNORAM o fato de que você está com a banana, as pessoas são muito egocêntricas pra julgar os outros, na maioria das vezes.

Resumindo: Abra com qualquer coisa (Juggler). Não se preocupe com “openers”. Tenha confiança em você mesmo, e divirta-se abordando! Que garota não quer conhecer um cara confiante, sociável e divertido?



Agora, à mudança dos filtros SRA:


O primeiro passo é estar consciente do efeito que esse filtro causa. Precisamos tomar a ‘pílula vermelha’ antes de podermos ‘mudar a MATRIX’.

Depois que descobrimos o quão limitante o nosso SRA pode ser, podemos “trocar” esses pensamentos limitantes por outros que irão nos ajudar. (recomendo esse ótimo artigo do Psycho sobre a ressignificação).

A “mágica” é desenvolver um filtro cheio de experiências positivas que reforçam reações boas, e diminuir ao máximo a presença de experiências negativas e pensamentos derrotistas. Por exemplo, trate toda resposta como um IDI. Assim, você pode 'enganar' teu filtro, e fazê-lo entrar num estado mais “positivo”.

E o filtro SRA é um mecanismo esperto. Se você realmente interpretar sempre toda resposta como um IDI, por mais absurdo que isso possa parecer, seu cérebro irá procurar por evidências que reforçam essa tese.

Tudo que você pensa, tende a entrar em feedback positivo no cérebro (feedback positivo = efeito bola de neve. Você acredita em algo, seu cérebro começa a procurar evidências de que aquilo é verdade, você acredita ainda mais, seu cérebro procura mais evidências, e por aí vai. E isso funciona tanto para o bem, quanto para o mal). Então com um filtro SRA positivo, tendemos a nos focar em coisas que irão nos encorajar à abordar e escalar, e ignorar coisas que nos fariam desistir.

É sempre bom "aquecer" nossos filtros também, por isso a importância de “sets de aquecimento”. Muitos fazem isso, e sabem o efeito que eles causam sobre a AA. Abrir um set com coisas simples e grandes chances de darem certo, como um elogio aleatório, ajudar alguém, perguntar direções ou as horas, ajuda muito.

Concluindo, é bom aprender a esperar a reação que VOCÊ quer. Esteja sempre num estado extremamente positivo.

[centro]Realmente ACREDITE que receberás a reação desejada, e esta reação se tornará muito mais provável.
[/centro]


Leia Mais sobre Um ensaio sobre a AA, a auto-sabotagem, e filtro SRA. no www.puabase.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário