terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Pare de se justificar!

Se alguém lhe faz uma crítica, mesmo que seja em tom de brincadeira, qual a sua reação?
Se você for de baixa auto estima, será se justificar.
Imagine a situação. Um amigo de trabalho chega até você e diz:
-Caraca até agora vc não terminou esse serviço!
É muito provavelmente sua resposta será parecida com:
-Puxa o chefe me ligou, ai fui tirar xerox do contracheque e também o rapaz só trouxe o novo programa agora e...
De alguma maneira você se justificou.
No seu livro "Imperfeitos, livres e felizes", Christopher André, afirma que se justificar após uma crítica é um ato de pessoas de auto-estima baixa. Ela acontece pelo nosso medo de rejeição. Quando alguém o critica(mesmo que seja em tom de brincadeira) você se sente perdendo valor com a pessoa e se justifica para recuperar o valor perdido, ou seja você busca aprovação. Tenta mudar o conceito negativo que ela criou de você para as circunstâncias e não para algo intríseco a você.
Perceba no exemplo que o colega não perguntou, Porque vc ainda não terminou o serviço? Ele apenas fez um comentário.
As pessoas de baixa auto-estima tem a mania da justificava (me incluo nisso, viu. Estou melhorando).
Agora imagine se esse cara assim passaria por algum shif test das mulheres?
-Nossa, mas que "pão duro" você é. Só vai dar isso de gorjeta pro garçom?
Ai você pode buscar aprovação dela, como se você se imaginasse "e agora ela não vai querer mais nada comigo por que eu sou pão duro, tenho que convense-la do contrário" e diz:
-Sabe como é a vida tá difícil lá em casa. A inflação. O garçom nem nos tratou tão bem assim...
Você muito provavelmente perderá: o respeito dela e/ou ela.
As pessoas que se justificam o tempo todo são exploradas pelos outros. Quem nos vê pensa (as vezes não conscientemente): "esse cara não tem amor próprio. Se eu o critico ele logo busca a minha aprovação. Posso manipulá-lo a fará tudo pela minha aprovação."
E então é o que eles fazem nos manipulam para fazermos o que eles querem.
Mas então como não se justificar e manter seu valor social alto, sem ser agressivo?
Eu estou usando algo que vem dando resultado e se chama; Arrogante/engraçado, do Deangelo.
Na situação da gorjeta eu responderia:
-E é melhor você se preparar para quando agente se casar. Você é quem vai comprar as alianças.
Ela solta logo um sorriso.

Vamos imaginar outras situações:

.Nossa! Mas você tá magrelo!
Eu poderia te ficado com vergonha (e como já fiquei!!) e respondido que com o trabalho e a universidade não dá pra malhar, mas mandei:
-Se você parar de me "secar", talvez eu consiga engordar.
E ela passa a buscar sua aprovação.

.Eu vi você agarrado com outras garotas!!
Tentaria uma explicação de que elas não tiveram nada de especial, mas eu estava muito afim da garota pq ela é(e começa a qualificá-la)..., mas mandei:
-Vc viu como elas me agarraram? Vocês mulheres só querem sexo. Espero que você resista e não me agarre sem o meu consentimento.

O tom de voz brincalhão é importantíssimo. E só praticando se consegue o timing.

Deve-se parar de se justificar em todas as situações que sofrer uma crítica: com os amigos, com o chefe, com seus pais. Ao menos que a pessoa pergunte por que.
-Nossa você não passou essa roupa ainda?!
É diferente de:
- Por que você não passou as roupas?

Deve-se analisar sempre o contexto para a maneira de responder uma crítica. Ser arrogante/engraçado com seu chefe não dará muito certo.
Perceba também a maneira como a pessoa diz. Se ela diz em tom de brincadeira, é nesse tom que deve ser a resposta. Mas se ela diz com um ar sério e de maneira justa, de alguma burrada que você fez em que não tem nada de engraçado, é melhor você apenas escutar e tentar tirar uma lição, assumindo as suas responsabilidades, sem se justificar. Ou se ela diz de maneira agressiva é melhor, num próximo momento mais calmo, você ter uma conversa séria sobre a atitude que ela teve que você não gostou.
Mas creio que com o tempo agente vai adquirindo o timing.

Já aviso está sendo muito difícil sair do piloto automático da justificativa. Mas temos que nos manter consciente e diminuir o número de vezes que acontece.

O importante é parar de se justificar!! E com o tempo não precisaremos nos aprovar a partir dos outros e sim de algo que vem do nosso interior! Passaremos a ter menos medo da rejeição.


Leia Mais sobre Pare de se justificar! no www.puabase.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário