quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

[BÁSICO]Por que Programação Neurolinguística?

Espero que esclareça muita coisa para os iniciantes de PNL.

Programação: porque no decorrer de nossa vida (e principalmente na infância) "registramos" inúmeras sequências de modos de pensar, analisar, sentir e nos adaptar ao mundo. Às vezes, memorizados para sempre, esses programas variam dependendo das pessoas e das circunstâncias. Poderiam ser diferentes para cada um de nós, caso tivéssemos vividos outros acontecimentos ou em outro ambiente; isso significa que tudo o que uma pessoa consegue realizar também estaria dentro da capacidade de outra. O exemplo mais marcante, provalvelmente, é o aprendizado da limguagem: qualquer bebê consegue aprender qualquer língua humana.
Neuro: porque essa capacidade baseia-se na atividade de nosso sistema nervoso central e periférico. Muitas técnicas de PNL têm como fundamento a criação, a reorganização ou a desativação de programas de pensamento e de comportamento.
Linguística: porque o nosso pensamento pode ser transmitido por meio da linguagem que ele estrutura. Por outro lado, a linguagem estrutura nosso pensamento. As relações entre linguagem e pensamento foram objetos de longos trabalhos que Grinder (linguista) e Bandler (criadores da PNL) estenderam à linguagem não-verbal.
A PNL, portanto, não é uma teoria suplementar, mas ela transforma em modelos as "habilidades" eficazes.
A PNL é uma abordagem pragmática da comunicação e da mudança graças à sua preocupação de se interessar mais pelo "como" do que pelo "por que" das coisas.
Muitas vezes ouvimos dizer que, para ajudar alguém, devemos saber "nos colocar no seu lugar". Na prática, contudo, ninguém especifica como nosso interlocutor vai sentir que "nos colocamos no seu lugar". A PNL descreve esse processo e ensina os meios de realizá-lo.
Vocês já ouviram dizer: "Ah, se eu fosse otimista, poderia fazer esse exame muito confiante"? A PNL ajuda a criar essa confiança.
Quem não ouviu alguém se queixar: "Desde aquele acidente, sinto medo (tenho pânico, um bloqueio completo) de entrar num carro!" A PNL pode ajudá-lo a se livrar depressa desse temor.
"Juro que não entendo! Tenho certeza de que ainda nos amamos e, mesmo assim, eu e meu marido não conseguimos nos comunicar de jeito nenhum!" A PNL oferece uma outra maneira de colocar o problema, que vai ajudá-la a se sair bem dessa situação.



O fragmento acima eu retirei de um livro chamado "Neurolinguística prática para o dia-dia" de Nelly Bidot e Bernard Morat.
Espero que gostem!!!

Ps: Se alguém tiver afim do livro completo só falar que scaneio e faço um PDF dele.


Leia Mais sobre [BÁSICO]Por que Programação Neurolinguística? no www.puabase.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário