quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Exercício para ter e contar boas histórias

Lembrei de um exercício que eu li em algum livro e resolvi trazê-lo para o fórum.


Se preparando

Largue tudo de lado e vá para um lugar tranquilo, de preferência num horário que não será interrompido. Se possível, mantenha o pc e o cel desligado, ou pelo menos, não deixe eles te incomodarem. Leve um caderno e algo para escrever.


O exercício

Sente com o caderno na sua frente e pense em umas 5 histórias legais na sua vida, exemplo: quando você e seus amigos ficaram perdidos em uma excursão, quando você foi para um show e aconteceu algo inesperado, quando sua irmãzinha machucou e você teve que dar uma de enfermeiro... enfim, qualquer história que não seja triste. De preferência, tente lembrar histórias de quando eram criança, e então vá seguindo o tempo até chegar no hoje em dia. Depois de se lembrar de 5 histórias, escreva-as detalhadamente. Assim que acabar, comece a ver pontos que não fazem muita diferença ou que são entediantes, então corte esses trechos ou os deixe bem objetivos, só para manter congruência na história. Faça isso até a história ficar pequena e divertida.

Agora você já tem 5 histórias legais para contar, mas ainda tem um problema, você não sabe contá-las de uma forma legal.

Vá para frente de um espelho e comece a contar a história para si mesmo. Faça isso várias vezes com cada histórias até você achar que está legal. Depois saia e comece a contar essas histórias, será o único jeito de realmente aperfeiçoar elas.


Dicas finais

-> O ideal é não fazer histórias muito curtas e nem muito longas, se você conta elas entre 3 e 10 minutos, está bom.

-> Aprenda a fazer a pessoa a participar da história. Isso é muito legal para as mulheres, principalmente.
Ex: "E o urso não parava de correr atrás da gente, e aquele sentimento de medo me tomava tanto que eu passaria por entre as árvores até de olhos fechados."
Acredito que algumas pessoas ao ler isso, até chegou a imaginar a cena!

-> Conte a história lentamente e pausadamente, pois isso ajuda a pessoa entender cada palavra e deixa um suspense no ar a cada pausa que você faz!
Ex: "E o urso... não parava de correr atrás da gente... e aquele sentimento de medo... me tomava tanto... que eu passaria... por entre as árvores... até de olhos fechados."

-> O resto é básico: Linguagem corporal, tom de voz e etc.


Em 5 dias você terá 25 histórias para contar. Vá contando-as e escolhendo qual as pessoas gostam mais. Quando tiver de 10 a 20 histórias bem legais e preparadas, você sempre terá algo interessante para contar em relação ao assunto que estão falando.


Abraço,

Tremere.


Leia Mais sobre Exercício para ter e contar boas histórias no www.puabase.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário