quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Explicação Sobre PNL

Olá pessoal, já tem uns meses que estou no fórum e nunca fui muito ativo, apenas estudava os assuntos já que me sentia incapaz de dar uma opinião realmente construtiva. Percebo que o fórum está crescendo muito e dentre alguns materiais, existem muitas dúvidas e erros de interpretação. Um erro muito comum diz respeito ao que realmente é PNL. Vejo que a maioria dos PUAs vêem a PNL como uma espécie de hipnose ou um padrão de linguagem que é usado para manipular respostas ou ações, e não poderiam estar mais errados.
Para que vocês entendam isso, precisarei explicar como a PNL surgiu.

Há mais ou menos 30 anos, um americano chamado Richard Bandler estudava matmática e psicologia na Universidade de Santa Cruz na Califórnia. Ele trabalhava gravando Workshops e ficou impressionado com as habilidades de comunicação de dois terapeutas com que teve contato. Com a ajuda de seu professor de linguística, John Grinder, eles começaram a decodificar os padrões de linguagem e de comportamento daqueles dois terapeutas, e com isso, escreveram o livro A Estrutura da Magia. Assim foi criado o primeiro modelo da PNL, o metamodelo de linguagem.

Em seguida, eles passaram algum tempo estudando com Milton Erickson, médico e psicólogo e um dos maiores hipnoterapeutas da história. Juntos de Erickson, eles escreveram outro livro: Os padrões de linguagem hipnótica de Milton Erickson.

Juntamente com as esposas e amigos, eles formaram um grupo de estudo para aplicar os modelos aprendidos, e logo, mesmo sem serem terapeutas, alcançaram o mesmo resultado daqueles que eles modelaram. O Nome dado a isso que eles estavam fazendo foi: Programação Neurolinguística.

Então a PNL começou como um processo de modelagem. Se alguém faz muito bem uma coisa, com a PNL se pode levantar o processo, a estratégia, fazer igual e obter os mesmos resultados. (Seria mais ou menos o que o Mystery fez quando estava criando o seu método de sedução, levantou o processo, a estratégia, fez igual e obteve o mesmo resultado.)

A PNL se expandiu rapidamente para além do campo de comunicação e terapia e começou a ser utilizada no campo da aprendizagem, saúde, criatividade, liderança, gerenciamento, vendas, consultoria e treinamento em empresas.

Logo, podemos definir a PNL como: O estudo da experiência humana subjetiva, como organizamos o que percebemos e como revisamos e filtramos o mundo exterior mediante nossos sentidos.

É bem parecido com os ensinamentos Logosóficos sobre o controle consciente das nossas experiências pessoais mas de uma maneira menos abrangente.

Além disso, a PNL também explora como transmitimos nossa representação do mundo pela linguagem. Ela fornece ferramentas e habilidades para o desenvolvimento de estados de excelência, de comunicação e mudanças.
Isso de manipular as pessoas com padrões de linguagem não é PNL. Espero que vocês tenham compreendido um pouco mais a respeito, se eu houver escrito alguma merda por favor me corrijam. No mais, agradeço por poder ajudar a elucidar algumas questões que estavam um pouco obscuras.

FONTE: Manual de Iniciação à PNL ( desconheço o autor ).


Leia Mais sobre Explicação Sobre PNL no www.puabase.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário