quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O verdadeiro significado de Carpe Diem

Seguinte galera,

O mal uso da expressão Carpe Diem é um assunto que me incomoda consideravelmente, e principalmente pela constante recorrência aqui no PUA BASE, resolvi criar um tópico com os devidos esclarecimentos. Creio que todos estão familiarizados com a tão difundida expressão latina Carpe Diem, que significa "aproveite o dia". Ela é muito usada, principalmente entre jovens, como uma designação à efemeridade da vida. Os momentos passam rápido demais então devemos aproveitá-los como se fossem o último. Algo mais ou menos no seguinte sentido:

"Vamos ficar retardadamente bêbados, não dormir a semana toda, usar todas as drogas possíveis e imagináveis, e não deixar de ir em uma festa sequer."

Isso é uma justificativa para o hedonismo (necessidade de satisfação de prazeres imediatos). Se você entende Carpe Diem nesse sentido, sinto informar que você está destruindo a filosofia implícita nessa expressão.. O Carpe Diem surgiu com Horácio, por volta do séc I a.C. na grécia, e foi retomada - e consagrada - pela escola literária Arcadiana no século XVIII. O Arcadismo era uma escola que prezava a simplicidade, o pastoralismo, a razão e a natureza. Fugere Urbem (fugir da cidade) e Locus Amoenus (lugar ameno) refletem bem a apologia ao campo. Inutilia Truncat (cortar o inútil) e Aurea Mediocritas (ao pé da letra "mediocridade áurea", mas melhor traduzida por "equilíbrio de ouro"), por sua vez, mostram a importância que se dava à simplicidade e ao equilíbrio.

AGORA SIM. Entendido esse contexto, insere-se o Carpe Diem. "Aproveite o dia" não significa viver como se todos os dias fosse uma festa - principalmente como se fosse a última festa -, a expressão não se refere a lazer. Ela prega que devemos aproveitar a breviedade dos momentos, para construirmos algo significativo, levando uma vida EQUILIBRADA. Devemos aproveitar, no sentido de eficiência, os momentos que nos são dados trabalhando e não ficando sentado em frente a TV ou saindo de balada cinco vezes por semana.

Mas Arcas, você está me dizendo que o Carpe Diem defende o trabalho e não o lazer? É exatamente o que eu estou te dizendo.

Então se for pra falar sobre Carpe Diem, por favor, não distorça uma filosofia inteira só pra justificar um hedonismo estúpido. Obrigado.

Abraços,

Arcas.


Leia Mais sobre O verdadeiro significado de Carpe Diem no www.puabase.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário